Saneando ideias

A Parlare entrevistou Claudio Cesar Fernandes, diretor de tecnologia da SIM»Consultas. Num bate-papo descontraído, Claudio explica detalhes do software criado para Saneamento de Dados e deixa suas impressões sobre a nova era da Informação Fiscal.

Como surgiu a necessidade da criação do software de saneamento no modelo atual para a SIM>Consultas e como você passou a fazer parte da empresa?

Aconteceu no final de 2008 num bate papo com o Sergio Tosta, Diretor Executivo da SIM>Consultas, com uma oportunidade de negócio para a estruturação dos endereços nas empresas de uma forma especial. Consegui fazer e o Sérgio gostou muito, porque resolveram questões cruciais para o fortalecimento da SIM>Consultas.

Depois disso eles me pediram para ajudar na criação de um novo software que realizaria a comparação de dados. Eu aceitei, criamos esse produto, e depois dos resultados gerados eles me questionaram se eu não queria fazer parte da empresa. Eu sempre enxerguei a SIM>Consultas como uma empresa de futuro promissor, e me interessou muito. Nós negociamos a parte de investimentos e uma das premissas foi uma mudança da estruturação técnica, isso aconteceu rapidamente e conseguimos evoluir e nos preparar para os grandes volumes que atendemos atualmente.
Hoje estamos trabalhando tanto para estruturar a base técnica, a parte física da empresa, como a parte de software e organização de condução de processos. De lá pra cá nós implementamos um algorítimo para detecção fonética*, muito inovador em tecnologia para a empresa e que já trouxe grandes resultados operacionais.

Como funciona o processo de saneamento de dados de uma empresa?

Para você sanear um endereço, o primeiro passo é reestruturar as informações, sem fazer isso você não consegue saber se os dados estão certos ou errados. O saneamento é composto de limpeza, que seria a eliminação de todos os caracteres especiais, isto é, que fogem do padrão de armazenamento de informações (como dois pontos, c cedilha, acentos, e outros) e ainda tirando os espaços duplos e colocando tudo em caixa alta. Feito isso, com o cadastro do cliente, eu aplico um dicionário que pode ser personalizado. Por exemplo, o cliente gostaria que a palavra Padre surgisse abreviada no cadastro como PDE. Apesar do dicionário corrigí-la automaticamente, podemos personalizá-la do jeito que o cliente quiser.

Com os dados saneados partimos para o processo de comparação. Nessa fase eu comparo o nome ou razão social da empresa com os dados disponíveis na Receita Federal identificando o que está 100% correto (idêntico), o que está correto (precisando de pequenos ajustes), o que está com informações duvidosas ou erradas (neste caso aconselhamos que a empresa substitua o cadastro pelo da Receita) e quais cadastros estão totalmente errados, ou não conferem com a Receita Federal. Neste último caso, não temos os dados para comparação, significando que a empresa está inativa ou com problemas fiscais. Mesmo assim, devolvemos o cadastro ao cliente explicando porque ele não foi saneado e respondendo pelos ajustes que fizemos.

“Um algoritmo para detecção fonética é um software capaz de detectar o índice de similaridade entre palavras, fazendo com que o processo de comparação entre os dados da Receita Federal e do cliente fiquem otimizados.”

Qual é a margem de erro do software?

Hoje não existe erro. Por exemplo, nós trabalhamos com bases muito volumosas, a pessoa responsável pelas operações é muito criteriosa, então, em todo o processamento nós fazemos uma amostragem de análise para perceber se existe ali alguma falha ou se algum problema pode acontecer. Na verdade, até hoje, nós não tivemos nenhum erro ou um caso que poderia iniciar um percentual de erro. Estamos a 100% no saneamento.

Mas como esses dados retornam para o cliente?

Nós devolvemos os dados de várias formas, uma delas é importada pelo cliente diretamente por seu banco de dados, onde é automaticamente atualizada. Uma outra forma é ele analisar campo a campo cada informação que nós enviamos como certa ou errada. Dessa forma todo nosso questionamento é resolvido pelo retorno de nossos dados higienizados. Para o cliente é muito vantajoso porque elimino o trabalho de pesquisa, de higiene, de comparação (com as bases de dados públicas), e a novidade em tudo isso é nosso trabalho junto ao CEP.

Como funciona essa atualização junto ao CEP?

Com o CEP do cliente, vou até o CEP BRASIL comparar os dados e verifico se estão exatamente iguais, ou estão próximos. É o mesmo tratamento fonético com a base de dados do cliente no processo de comparação.

Existem serviços mais especializados dentre os serviços fornecidos pela SIM»Consultas?

Tem clientes que contratam outros serviços que nós chamamos de auditoria. Por exemplo, uma empresa tem 200 CNPJs e todos são clientes muito importantes, mas o produto que essa empresa vende jamais poderá ser comercializado para um cliente que estiver irregular. Nesse caso a empresa estaria realizando uma operação ilícita e seria corresponsável na transação comercial.

Nesse caso a auditoria se encaixa perfeitamente porque realizaremos pesquisas diárias, semanais ou mensais identificando automaticamente qualquer problema ou alteração de cadastro. Na nota que envio ao cliente eu ilustro exatamente o que mudou de um registro para o outro. É um processo muito complexo e meticuloso devido aos diversos clientes e registros de pesquisas que temos armazenados.

“Vai ser difícil a mudança para as empresas, principalmente na contabilidade. É uma mudança de paradigma, uma mudança cultural.”

Por que trabalhar em parceira é tão importante?

Uma parceria normalmente você faz para aumentar seu braço, não para concorrer com você. A parceira acontece sempre quando você quer aumentar negócios, agregando valores ao seu produto, potencializando seu poder de mercado e atendendo melhor determinados clientes. As pequenas empresas só conseguem crescer se estiverem juntas, não dá para brigar com determinados grupos empresariais que diferente de uma parceira, passam a absorver a concorrência.

O que acha do SPED e da NF-E, acha que essas medidas do governo para fiscalizar as empresas irão gerar resultados?

Sim, para as pequenas e médias empresas que trabalham legalmente e que não terão grandes investimentos para colocar as normas do SPED em prática, vejo um cenário fantástico de crescimento. Para as grandes empresas visualizo que elas ficarão mais fortes devido a diminuição do mercado informal. No mercado atacadista, por exemplo, existem empresas que não conseguem vender para uma determinada região do país, isso porque algumas pessoas vendem produtos sem nota fiscal, comprados numa promoção qualquer e sem garantia.

Você acredita no fim da informalidade?

Não, mas vai diminuir muito. Pense comigo, se uma pequena empresa que sonega impostos começar a ter uma movimentação razoável e sua conta bancária demonstrar um balanço desigual ao seu faturamento, com essas novas medidas a fiscalização chega em ambos os processos. O que o governo quer é acabar com a informalidade e as empresas que não emitem nota fiscal.

Eu particularmente acho que deveria ser tudo correto. Porque se todos nós trabalharmos dentro das regras, dentro da legislação trabalhista, a concorrência seria mais leal. A SIM»Consultas prefere concorrer com uma empresa de software que paga hora extra para os funcionários, que tem plano de carreira, que aumenta o salário deles e que legaliza seus softwares.

“O que o governo quer é acabar com a informalidade das empresas que não emitem nota fiscal”

Por que acha que as empresas sonegam impostos?

Sabe aquela história em que você é tentado para o mal, experimenta e gosta, é isso que acontece. Imagina que para você receber os seus honorários descubra uma maneira de não pagar os impostos e com isso dobraria a sua renda. Dificilmente depois de um certo tempo você voltaria a situação em que se encontrava antes.

É muito discutido no Brasil a questão do retorno dos investimentos. Quando pagamos impostos esperamos saúde de qualidade e uma educação que garanta acesso ao trabalho. Como vê essa questão?

Mas se todos fizessem a sua parte teriam argumento para reclamar e isso também não acontece. Quem sonega não vai reclamar da saúde e da educação do país. Eu não sei se a pessoa que mais levanta a bandeira, criticando o governo, é a mais honesta. Na verdade todo mundo levanta a bandeira da injustiça e vive dando um jeitinho pra fazer as coisas.

Já ouviu falar em empresas que descobriram meios de fugir da fiscalização nessa nova era da Informação Fiscal?

Sim, já ouvi falar. Mas não se preocupe, na informática o bem e o mal trabalham juntos. Mesmo assim acredito que o controle vai funcionar porque o risco será muito grande. Ao invés de investirem para o mal as empresas irão investir para o bem. Quando ninguém estava fiscalizando seria um tremendo azar o fisco reclamar seus direitos. Agora, com essas medidas, se uma empresa deixar qualquer vestígio, por menor que seja, rapidamente será autuada.

“A SIM»Consultas prefere concorrer com empresas que pagam hora extra aos seus funcionários, que tem plano de carreira e que legalizam seus softwares.”

Como acha que as empresas estão enfrentando essas mudanças?

Acho que vai ser difícil, principalmente na contabilidade das empresas. É uma mudança de paradigma, uma mudança cultural. Se você analisar uma empresa de contabilidade hoje, o controle manual ainda faz parte do sistema de trabalho. Eles ainda desconfiam de um sistema automatizado porque acreditam na perda de controle da informação, e isso não vai acontecer. O que vai mudar é a forma de gerir e administrar os dados.

Quais são as metas da SIM>Consultas para os próximos anos?

O que eu visualizo no comercial da SIM>Consultas é que esse ano iremos crescer 300% e depois crescer ainda mais. Se hoje temos cinco pessoas na operação, ainda esse ano devemos dobrar duas ou três vezes. Estamos com uma demanda muito grande de trabalho. Para a Oráculo a demanda ainda virá da CTE (Conhecimento de Transporte Eletrônico) que é um projeto que ainda estamos colocando em operação. Para a SIM>Consultas a demanda já existe com a NF-E e o SPED.

Reportagem e Fotografia de Renato Couceiro,  da Parlare Comunicação Integrada.